Serviços Gerais

Fisioterapia Pediátrica

A fisioterapia ajuda no desenvolvimento e na reabilitação da criança nos aspectos músculo-esquelético, neurológico, sensorial e respiratório com o objectivo de facilitar a realização das suas funções e consequentemente melhorar a sua qualidade de vida e/ou aliviar a dor.

Estamos capacitados e equipados na utilização de abordagens de integração sensorial combinadas com técnicas convencionais, tornando o tratamento mais dinâmico, lúdico e efetivo.

“Reabilitar é um acto de amor”

A nossa abordagem na pediatria pediátrica é individual e personalizada, baseando-se numa avaliação minuciosa da criança/jovem. Em idades mais precoces os nossos fisioterapeutas intervêm através do brincar e respeitando as competências/ capacidades da criança. A intervenção nesta área envolve não só a criança/jovem, bem como os pais/cuidadores e todos os intervenientes no seu desenvolvimento.

Patologias mais comuns:

  • Paralisia Cerebral;
  • Crianças com atraso no Desenvolvimento.
  • Distrofias neuromusculares progressivas;
  • Lesão obstétrica do plexo braquial;
  • Espinha Bífida;
  • Torcicolo congénito;
  • Malformações congénitas do pé;
  • Artrite Crónica Juvenil;
  • Síndrome de Down;
  • Perturbações da relação e da comunicação (Autismo);
  • Recuperação de Fraturas, entorses e problemas músculo-esqueléticos;
  • Patologias Respiratórias – Asma, Bronquiolite, infeções respiratórias, pneumonia, etc.

A intervenção dos profissionais do Centro de Fisioterapia Ana Carolina em crianças com alterações neurológicas, tem como objectivo acompanhar e potenciar o seu desenvolvimento neuromotor, para que estas possam atingir a máxima autonomia nas atividades do dia-a-dia.

A intervenção em crianças com alterações neurológicas depende de uma avaliação contínua, que se ajusta às diferentes etapas de
crescimento e tem em consideração as características das diferentes patologias.

Dia Mundial do Síndrome de Down, 21 de março#ternura #doçura #fofura #amor

Publicado por Centro de Fisioterapia – Ana Carolina em Terça-feira, 21 de Março de 2017

A Fisioterapia Respiratória tem como objectivo optimizar o funcionamento do sistema respiratório da criança ao longo do seu desenvolvimento. Desta forma, contribui para prevenir, reverter ou minimizar possíveis disfunções e respectivas complicações, onde se incluem, por exemplo, quadros frequentes de constipações, bronquiolite, otite e pneumonia.

A Fisioterapia músculo esquelética em pediatria, actua nas patologias relacionadas ao foro ortopédico. De forma geral, foca-se na prevenção de patologias como escoliose vertebral devido ao rápido crescimento das crianças, nas alterações da simetria corporal devido ao mau posicionamento adquirido pelas crianças, pelas cargas que elas transportam em idade escolar, previne as deformidades dos ossos do pé nos casos de pé boto, pé cavo, pé chato, a nível dos membros inferiores no hipervalgismo, hipervarismo, entre outras mais. Nas crianças, é importante a prevenção antes de instalada a patologia.

Marcar Consulta
Marcar Consulta