Serviços Gerais

Psicologia Clínica - Pediatria

A Ludoterapia é uma técnica psicoterapêutica onde a criança através do brincar expressa os seus conteúdos internos, os seus conflitos, frustrações, anseios, dificuldades comportamentais. Desta forma o profissional poderá auxiliá-la na obtenção de uma solução que possa diminuir ou extinguir o problema, permitindo adaptação social. Brincando, a criança aprende a reparar as situações de conflito, inicialmente no nível da fantasia e posteriormente transpondo essa solução para o mundo real, resultando na melhoria das relações interpessoais, desenvolvendo tolerância, ampliando a criatividade.

Em muitos casos a criança não tem consciência desse sofrimento. Podem apresentar dificuldade em acompanhar as atividades escolares, o seu sono pode estar agitado, pode apresentar falta de controle sobre a urina, agressividade, depressão, falta de limites, entre outros comportamentos. Pode, durante o tratamento, ser necessário realizar avaliações do nível de desenvolvimento, características da personalidade, avaliação cognitiva, entre outros.

A Orientação Vocacional é um processo que engloba várias vertentes que visam a compreensão das características específicas dos indivíduos, permitindo um melhor entendimento acerca dos seus interesses e preferências. Trata-se de um procedimento que contempla entrevistas de avaliação associadas à utilização de instrumentos psicométricos que avaliam os valores profissionais, interesses, aptidões e personalidade individual. Posteriormente, após a integração dos dados recolhidos, procede-se à exploração vocacional, com o objectivo de aprofundar as possíveis actividades profissionais, sendo que a decisão final depende exclusivamente da pessoa que recorre a este tipo de orientação.

A Orientação Vocacional assenta num princípio de colaboração mútua, sendo fundamental o envolvimento pessoal na realização das tarefas.

A Avaliação Psicológica é um processo técnico-científico de recolha de dados através de instrumentos previamente validados, realizado por um psicólogo a uma pessoa ou a grupos, que tem por objectivo, avaliar e estudar os diversos processos psicológicos que compõe o indivíduo, resultantes da relação deste com a sociedade.

Trata-se de um procedimento que integra informações provenientes de diversas fontes, como testes, técnicas, entrevistas, observações e análise de documentos. Por meio da Avaliação Psicológica, é possível investigar diferentes características psicológicas como emoção, afecto, cognição, inteligência, motivação, personalidade, atenção, memória, percepção, entre outros.

O Psicopedagogo é o profissional que estuda os processos como o ser humano constrói a aprendizagem e o conhecimento. Identifica as dificuldades e os transtornos que interferem na assimilação do conteúdo nos individuos, atua de maneira preventiva para os evitar e, ainda, propicia estratégias e ferramentas que possibilitem facilitação da aprendizagem.

O psicopedagogo tem um papel importantíssimo na educação especial, pois auxilia, de forma específica e adaptada, a criança/jovem/adulto com necessidades educacionais especiais, a ultrapassar as dificuldades do processo de ensino-aprendizagem e a promover a sua relação e inclusão na sociedade, facilitando a construção do conhecimento colectivo.

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